terça-feira, maio 12, 2009

A Alimentação Grega. (Grécia Antiga).

Por causa do clima, os gregos estavam habituados a uma alimentação bastante frugal. Deviam sua força e saúde tanto a sobriedade como ao habito de exercícios físicos. Os cereais constituíam a base da alimentação; a farinha de trigo servia para fabricar o pão, (os gregos distinguiam os povos civilizados dos povos selvagens pelo uso do pão). A farinha de cevada era dissolvida na água ou no leite para se fazer uma papa (máza), que era o alimento habitual dos pobres. De preferência comiam-se legumes (alho, cebola, alho poro, alface, favas) e frutos (azeitonas, figos, amêndoas, uvas passas, tâmaras, romãs).
A carne raramente aparecia nas mesas: nos dias de festas, assava-se um cordeiro ou um cabrito; às vezes servia-se carne de boi, mais freqüentemente carne de porco. Como grandes caçadores que eram, os gregos apreciavam as carnes de caça: principalmente, as carnes de lebre, perdiz, codorniz e tordo. A pesca também fornecia uma parte dos alimentos, os pobres compravam sardinhas e atum dos vendedores. Comumente, tomava-se água, o vinho era reservado para os dias de festas e principalmente para os banquetes.
Em geral o grego fazia três refeições diárias, ao levantar-se, tomava uma refeição ligeira de pão e vinho puro (akratismós); ao meio dia mais ou menos, o almoço (áriston) bastante reduzido. A principal era o jantar (deîpnon), nos jantares de cerimônia, além das entradas, a mesa era servida mais duas vezes (prôtai, deúterai, trápezai), na primeira vez ofereciam-se peixes, legumes, carne; na segunda: frutas e doces. Algumas vezes antes de dormir era habitual servir uma ceia ligeira (dórpon).

Ramos, Edu. Texto de
Nos dias de festas, o jantar terminava com o banquete (sympósion). Durante o jantar, os convivas não tomavam vinho, só no final é que se provava um gole de vinho puro, ao invocar o gênio bom (Agathos Daímon), ou a saúde (Hygieia).

24 comentários:

  1. valeu, muito obrigado mesmo eu estava precisando muito dessa pesquisa para o meu trabalho de História da escola. E precisava ser algo diferente que não seja da wikipedia e achei aqui. Muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa cara ! que engraçado, você publicou isso em 1 de agosto de 2010, e precisou da pesquisa para um trabalho de história. E agora em 4 de agosto de 2015, eu também preciso disso para um trabalho de história.

      Excluir
    2. nossa cara! que engraçado, dia 22\03\2016 e eu tambem to precisando disso para o trabalho de história!! :)

      Excluir
    3. Hahaha dia 25/03/2016 e eu também estou precisando para o trabalho de historia !!! Vlw esse post vai ser muito útil 😉

      Excluir
    4. Hahaha dia 25/03/2016 e eu também estou precisando para o trabalho de historia !!! Vlw esse post vai ser muito útil 😉

      Excluir
    5. 30/05/16 tbm ajudou no meu trabalho de hist da escolha kkk

      Excluir
    6. 30/05/16 tbm ajudou no meu trabalho de hist da escolha kkk

      Excluir
    7. Valeu msm!!!! 11/08/2016 ajudou mt para meu trabalho de história sobre a culinária da Grécia Antiga !!!

      Excluir
    8. Não estou fazendo nenhum trabalho de historia, mas ajudou para a minha curiosidade. :)

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. eu em 16/05/2017 também preciso pra um trabalho de história

      Excluir
  2. Ótimo Post, obrigado. Vou fazer uma apresentação amanhã na Faculdade, na aula de História da Alimentação, e esse artigo vai ser muito útil.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. adoreiiii vai ser a parte de alimentação do meu seminário da Grécia antiga....mto obrigadaaa

    ResponderExcluir
  5. Obrigada estava precisando para
    explicar sobre isso na feira - cultural da escola
    Parabéns pelo texto ficou
    uma maravilha!!!

    ResponderExcluir
  6. Os gregos não tomavam vinho puro como diz no texto, eles misturavam com água. E segundo meu professor na época não comiam carne de boi, era até considerado bovicídio. Mas fora isso tudo certo

    ResponderExcluir
  7. que alimentos eram utilizados nas cerimonias religiosas?

    ResponderExcluir
  8. Muito bom.eu gostaria se possivel.me indicassem fonte das materias .se arquivo digital melhor .grato pela materia.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom.eu gostaria se possivel.me indicassem fonte das materias .se arquivo digital melhor .grato pela materia.

    ResponderExcluir
  10. O autor deste texto devia indicar que fez uma cópia de "A Grécia Antiga e a vida grega" de A. Jardé.

    ResponderExcluir